titulo TERMOPARES Presso Manmetros, Pressostatos, Vlvulas Segurana Controle, Vacumetros, Monovacumetros, manmetros Industriais, Utilitrios, Petroqumicos, PSV
titulo
TERMOPARES
PT-100
YouTube
Mapa Site
TERMÔMETRO DE RESISTÊNCIA DE PLATINA INDUSTRIAL (TRPI)

Termômetro de Resistência de Platina

Além das características mencionadas acima sobre a platina, ela atende também a dois aspectos muito importantes: possui uma grande inércia química e é relativamente fácil de se obter na forma pura.
Os termômetros de resistência de platina apresentam duas configurações básicas, a saber: Termômetro de Resistência de Platina Padrão e Termômetro de Resistência de Platina Industrial.

Termômetro de Resistência de Platina Industrial (TRPI)

As diversas configurações de montagem dos TRPI's visam adequá-los às condições de utilização em uma planta industrial, na qual inevitavelmente estarão submetidos a condições mais agressivas. Analogamente ao TRPP, o comportamento da variação da resistência em função da temperatura é dado por:

R(t) = R0 (1 + At + Bt² + C(t - 100)t³)

Os valores típicos das constantes do termômetro de resistência de platina industrial são:

R0: 100 Ohms;
A: 3,908 x 10 ºC;
B: -5,80 x 10 ºC;
C: 4,27 x 10 ºC para t < 0ºC e zero para t > 0ºC;

A diferença entre os valores das constantes do TRPI em relação às do TRPP é causada por o TRPI utilizar platina com teor de pureza menor, da ordem de 99,99%, devido à contaminação prévia feita com o objetivo de reduzir contaminações posteriores durante sua utilização. Entretanto, sua faixa de utilização é menor que a do TRPP, tendo como limite superior de utilização 850ºC, devido à forte contaminação que ele passa a sofrer.
A principal qualidade do TRPI é sua excelente precisão, sendo disponíveis modelos com precisão de 0,1% a 0,5% na sua faixa de utilização. É possível chegar a ± 0,015ºC, quando o mesmo é calibrado e utilizado com instrumentos e meios termostáticos adequados, o que lhe confere o "status" de padrão secundário de temperatura.

EM CASO DE DÚVIDAS...

Para isto, basta enviar um e-mail a nossa redação como segue:


temperatura@temperatura.com.br


Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor ou citação da fonte www.pt100.com.br
Temperatura © 1999 - 2019 - SP - www.temperatura.com.br - www.termopares.com.br - www.pt100.com.br - www.pt1000.com.br
Conteúdo destinado a Estudantes, Profissionais de Instrumentação, Automação, Projetos com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas.